???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/23
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma topologia epistemológica como introdução à bioética : (uma abordagem transdisciplinar)
???metadata.dc.creator???: Ilario, Enidio
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, João Carlos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santiago, Gabriel Lomba
???metadata.dc.contributor.referee2???: Valverde, Antonio José Romera
???metadata.dc.description.resumo???: A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada via longa da Ética e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que pressupõe o não desconhecimento das superações concretas, parciais e deficitárias que ocorrem no mundo real, no pensamento, no comportamento e na história. Desta forma buscou-se dar inteligibilidade a conceitos usuais nas áreas das quais a Bioética é tributária, através de uma topologia obtida lançando-se tais conceitos em um plano geométrico, chamado aqui plano da imanência . Neste plano, os conceitos e categorias ganham operacionalidade e inteligibilidade uma vez que estão articulados entre si de tal forma a delimitarem quatro campos distintos, espécies de campos epistemológicos. Como resultados, são desvendados os vínculos, especialmente os fenomenológicos, os axiológicos e os ideológicos de conceitos que refletem saberes acumulados em vários campos do conhecimento, no entanto muitas vezes desarticulado pelos excessos analíticos e hermenêuticos na filosofia contemporânea. A partir desta metodologia que parte do TELOS para o ONTOS, buscou-se uma aproximação do fundamento último do homem que é o de um ser DEVENIENTE, em busca por sentido que, sujeita a perigosos desvios, é essencialmente busca de autotranscendência que ocorre, no entanto, no plano da imanência e é nesse campo que se imprimem as tensões entre o ser e o dever-ser.
Keywords: topologia
bioética
imanência
autotranscendência
Hiperdialética
epistemologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
???metadata.dc.publisher.initials???: PUC-Campinas
???metadata.dc.publisher.department???: CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: ILARIO, Enidio. Uma topologia epistemológica como introdução à bioética : (uma abordagem transdisciplinar). 2003. 71 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2003.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/23
Issue Date: 4-Sep-2003
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
Enidio Ilario.pdf447.79 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.