???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/476
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Iára Bittante de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Wechsler, Solange Muglia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Crespo, Agrício Nubiato
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Leslie Piccolotto
???metadata.dc.contributor.referee3???: Guzzo, Raquel Souza Lobo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Witter, Geraldina Porto
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade de campinas e subdividida em dois grupos, foi selecionada a partir de um grupo de 112 docentes, tendo-se como critério principal, a queixa de três ou mais sintomas vocais. O primeiro grupo foi composto por 22 docentes de escolas particulares e o segundo, por 20 sujeitos de escolas públicas. O estudo constou de três etapas, com utilização de quatro instrumentos. Na primeira, utilizou-se um questionário sobre sintomas vocais a fim ed selecionarmos os sujeitos para compor a amostra final. Para a segunda etapa foi apresentado um questionário de auto-avaliação do desempenho vocal, composto de três partes e, finalmente, para a terceira parte, foram elaborados dois protocolos: um para avaliação da qualidade vocal dos sujeitos e o outro para avaliação das imagens laringoscópicas. Para as análises estatísticas foram utilizados Correlação de Pearson, Teste t independente, Análise de Variância (ANOVA) e Teste de Fisher.Não foram encontradas diferenças significativas entre professores de escolares particulares e públicas, no que se refere à prevalência de sintomas vocais, alterações de qualidade vocal e desordens laríngeas, as quais se mostraram bastante elevadas em ambos os grupos.Não foram também encontradas diferenças estatisticamente significantes, entre os dois grupos com relação às auto-avaliações de desempenho vocal, com exceção das diferenças significativas encontradas, entre docentes de escola pública, que apresentaram pior avaliação de suas condições físicas de trabalho e melhores avaliações quanto a hábitos de alimentação e hidratação, em relação aos da escola particular. Ressalta-se a relação de significância encontrada, entre a análise perceptivo-auditiva das vozes do sujeitos e as alterações encontradas nas imagens laringoscópicas. Conclui-se da importância de uma visão multidimensional para avaliação vocal do professor.
Keywords: voz
voz profissional
disfonias em professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
???metadata.dc.publisher.initials???: PUC-Campinas
???metadata.dc.publisher.department???: CCV – Centro de Ciências da Vida
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: OLIVEIRA, Iára Bittante de. Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional. 1999. 201 p. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1999.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/476
Issue Date: 6-Dec-1999
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
Iara Bittante de Oliveirar.pdf1.48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.